sábado, 6 de julho de 2013

Formatação condicional

A formatação condicional pode-nos ser útil em muitos casos. Por exemplo, ao fazer a análise dos dados da turma, posso querer realçar, por exemplo, os alunos que beneficiam de auxílios económicos, ou que entraram apenas com 5 anos, distinguir os rapazes das raparigas, etc, etc.
Ao fazer sa avaliação e a estatística da mesma, posso querer que os alunos com negativa apareçam destacados (por exemplo a vermelho) ou distinguir cada menção qualitativa com cores diferententes. Enfim, esta funcionalidade permite-nos visualizar melhor os dados.

Utilizando o exemplo da função SE, posso querer que automaticamente me sejam realçados a vermelho (ou outra qualquer cor) os alunos que não transitam. 
Faz-se assim:
1º Primeiro selecionar o intervalo que quero formatar; depois, em "Base" selecionar "Formatação Condicional"; de seguida "Realçar regras de células" e finalmente "Texto que contém"; dar enter.

 2º Aparece uma janela que diz "Texto que contém"; escrever o que se pretende (neste caso "Não Transita".

 3º Ainda na mesma janela clicar em "Formato personalizado" e dar enter.


 4º Aparece uma janela que diz "Formatar células" e no separador "tipo de letra" clicar em "automática" e aparecem as cores do tema; escolher a cor que se pretende e dizer Ok e de seguida novamente OK.
Automaticamente na nossa tabela as cores das letras de "Não transita" passam para a cor escolhida (nesta caso vermelho vivo). 
Se em vez da cor da letra quiser realçar todo o fundo da célula, procedo da mema maneira, mas escolho a cor no separador "preenchimento".
Na formatação condicional pode dar-nos jeito que a cotação dos alunos, por exemplo, apareça a cores diferentes em função dos critérios que estejam adotados. Assim, por exemplo, de 0 a 19,9 posso querer que apareça a laranja, de 20 a 49,9 de vermelho, de 50 a 74,9 a averde e assim por diante.
1º  Faço da mesma maneira como anteriormente, mas cliclo em "entre".
 2º Na janelinha que aparece, escrever os valores entre x e y (por ex: de 0 a 19,9). Escolher a cor em "formato personalizado" (como fizemos no exemplo anterior) e dizer OK. Repetir para todos os valores  e cores que se pretendem (sempre com o intervalo de valores selecionado). Automaticamente as cores vão mudando.
E já está! Que tal experimentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário