terça-feira, 9 de julho de 2013

Integração de dados entre folhas do mesmo livro


Imaginemos, por exemplo, que num mesmo livro excel temos uma folha para a cotação de português, outra para a matemática e outra para o estudo do meio. Numa quarta folha queremos fazer a estatística da avaliação. Podemos ir às diferentes folhas buscar os dados que precisamos para fazer a estatística. Para isso interligamos os dados, através de fórmulas, que vão ter referência a dados que estão nas outras folhas. Parece um pouco difícil, mas não é, como poderão verificar se experimentarem.
1º exemplo:
Imaginemos que quero saber quantos alunos tiveram SB (Satisfaz Bastante) no teste de português. Na folha "estatística", clico na célula pretendida; coloco o sinal =; procuro a fórmula contar.se; dou duplo clique e aparece-me por baixo como se vê na imagem. Clico em "intervalo" (aparece a a azul ao passar com o rato sobre ele); abro a folha Português (nos separadores em baixo) e ... 
 2º Seleciono o intervalo de notas que me interessa.
3º Dou enter e já está!
 Outro exemplo:
1º Se quiser saber a nota mínima à disciplina de Estudo do Meio, por exemplo, procedo da mesma maneira. Inicio a fórmula (na própria célula ou diretamente na barra de fórmulas), mas desta vez aparece-me "núm1". Clico aí e vou à folha onde tenho as notas de Estudo do meio; seleciono o intervalo de notas e dou enter. Apace-me logo na folha denominada "estatística" a nota mais baixa que houve naquela disciplina. E assim por diante.


Sem comentários:

Enviar um comentário