domingo, 29 de janeiro de 2012

Inserir e editar imagens

Por vezes necessitamos de inserir imagens num documento excel, como por exemplo o logótipo do Agrupamento. Os procedimentos são idênticos ao Word.
  • No menu "inserir" escolher "imagem" (para inserir uma imagem a partir de um ficheiro existente no nosso PC.).  
  • Aparece uma janela para localizarmos o ficheiro;
  • Procurar o local onde está a imagem, selecioná-la e dizer "inserir".
  • Podemos também inserir uma imagem do Clipart (proceder da mesa ma forma, mas selecionar primeiro "inserir" e depois "clipart".  
Depois é só clicar na imagem, para a selecionar, e deslocá-la para o local que queremos, ampliá-la ou diminuí-la, rodá-la (clicando com  o cursor na bolinha verde que aparece sobre a caixa da imagem), ou seja, formatar a imagem.
Nota: A imagem desloca-se quando passamos o cursor por cima dela e aparece uma cruz; alarga no sentido do comprimento ou da largura nos pontos do centro, quando aparece uma seta bidirecional. Se queremos alterar o tamanho da imagem de forma proporcional (sem a alterar) devemos colocar o cursor num dos cantos e esperar que a pareça a setinha. Então, com o botão esquerdo do rato pressionado, é só arrastar até ao tamanho pretendido (tamanho em cm, não em pixeis, claro!).
Quando se clica sobre a imagem automaticamente abre-se o separador "formatar" que nos coloca à disposição diversas possibilidades de formatação, desde corrigir luminosidade ou contraste da imagem; estilos de imagem, trazer para a frente ou para trás, modificar altura ou largura da imagem, etc, etc. Mesmo para quem não saiba formatar uma imagem torna-se bastante intuitivo. É só experimentar.


Sem comentários:

Enviar um comentário