terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Criar uma sequência (série) no excel

Quando queremos escrever uma série de dados no excel, podemos recorrer a algumas sequências que o programa já coloca à nossa disposição, o que evita termos de escrever todos os dados manualmente. Assim, se por exemplo quiser numerar até 10:
  • Escrever na célula A1 o nº 1, por exemplo. 
  • Na célula A2 o nº 2;
  • Na célula A3 o nº 3.
  • Selecionar as três células em simultâneo; mover o cursor até ao canto inferior direito da zona selecionada e esperar que apareça uma cruz pequena; 
  • Arrastar até ao nº que se quer, por exemplo até ao 10.
  • Largar e os números ficam escritos na coluna de 1 até 10. 

Podemos também fazer isto para os dias da semana, para os números ordinais, para os meses do ano, etc
No caso dos dias da semana ou dos números ordinais, basta escrever o primeiro (por exemplo "segunda-feira"), arrastar e aparecem logo escritos os dias todos. No caso dos ordinais, basta escrever 1º, arrastar e aparecem até ao ordinal que quisermos.
Podemos também repetir séries de nomes, das estações do ano, etc, mas nesse caso temos de escrever a primeiro a série, selecioná-la, arrastar e pronto!

Sem comentários:

Enviar um comentário