domingo, 19 de fevereiro de 2012

Fórmulas - adicionar, subtrair, multiplicar e dividir

Para fazermos cálculos, usando as quatro operações matemáticas básicas: a adição, a subtração, a divisão e a multiplicação, é super simples. Se não, vejamos!
  • Para somar valores, podemos adicionar as células pretendidas. Por exemplo: =A3+A4+A5
  • Na fórmula, cada parcela aparece-nos a uma cor. Por exemplo "A3" aparece a azul e ao mesmo tempo a célula A3 aparece marcada com um retângulo igualmente azul. Se por exemplo quisermos somar B3 em vez de A3, basta-nos arrastar a caixa azul que está em A3 para B3 e automaticamente a fórmula assume a mudança.
  • Se não quisermos ter o trabalho a escrever, sobretudo se forem muitas parcelas, podemos usar o botão somatório. Neste exemplo, se colocarmos em A6 o sinal de somatório ele assume a soma dos valores da coluna (de A3 a A5); se colocarmos em em D3 assume o somatório de A3 a C3 e por aí adiante. Se não desejarmos que some esse intervalo, basta-nos selecionar o intervalo que queremos. Escolhe-se a célula onde se quer que fique o somatório, clica-se no botão somatório que se encontra nos separadores "fórmulas" e "base" e de seguida seleciona-se o intervalo de valores que desejamos somar. Dá-se enter e já está.  
  • Para fazer uma subtração, escolhemos os valores que queremos subtrair, por exemplo C5-C3. Ou se escreve manualmente =C5-C3, ou se escreve = seguido de clique na célula pretendia para aditivo,  sinal menos (-) e de seguida clique na célula que se pretende seja o subtrativo, enter e já está. Procede-se da mesma forma para a multiplicação ou para a divisão. 
  • Nota: para adicionar, usar sinal +, para subtrair, o hífen, para dividir, a barra e para multiplicar, o asterisco.


1 comentário: