quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mais fórmulas - gerar números aleatórios (ALEATÓRIOENTRE)

Finalmente encontro tempo para recomeçar a colocação de posts neste blogue (que nunca esteve esquecido)!
Vamos continuar com mais alguma fórmulas que nos podem interessar. 
Talvez seja interessante aprender a gerar números aleatórios. Como docentes temos muitas vezes de escolher alunos para esta ou aquela atividade  e há sempre a questão de quem são os escolhidos. Por exemplo, para ler um texto podemos ordenar aleatoriamente a turma (sabendo ou não os alunos da ordem que vai ser seguida). O mesmo pode acontecer com a ordem de apresentação de um trabalho ou de quem distribui o material na sala. A fórmula que nos pode interessar é Aleatórioentre. Ou seja, podemos querer encontrar alguns números aleatórios de entre os alunos da turma, por exemplo compreendidos entre o aluno nº 1 (primeiro da lista)  e o aluno nº 17 (último da lista). É muito simples. Para perceberem melhor como se utiliza esta função consultem o site Geoescola.
Deixo aqui algumas imagens para perceberem como se faz. 
1º Fazer uma lista com a turma (com o número dos alunos e os respetivos nomes). Será como que a nossa matriz. 
2º Clicar numa célula  onde se pretende saber que nº de aluno é escolhido; digitar o sinal de fórmula (=) e a seguir escrever AL; aparece logo Aleatóerioentre; dar dois cliques
 3º Entre parênteses, escrever o primeiro e o último número da nossa lista, separados por ponto e vírgula e dar enter. Automaticamente o computador apresenta um dos números compreendidos entre 1 e 17 (neste caso).
Para escolher mais alunos, basta arrastar a fórmula, para as células pretendidas. Nota: Cada vez que se mexe numa célula são gerados novos números.

Sem comentários:

Enviar um comentário