A função copiar e colar, tal como no Word, é muito importante, porque nos facilita o trabalho e nos faz poupar tempo. Por exemplo, se quisermos escrever a listagem dos nossos alunos, bastará copiar de algum documento já existente e colar no documento que estamos a fazer. Se por exemplo quisermos calcular a média de dois testes feitos pelos alunos, não é preciso digitar todos os resultados manualmente, bastará copiar das grelhas de cotação que já temos feitas e colar no documento que nos interessa. Só que há um problema: geralmente existe uma fórmula (somatório, por exemplo) associado ao resultado que o aluno obteve. Se apenas colarmos irá dar-nos erro (aparecendo uns símbolos estranhos). Para que tal não aconteça devemos colar especial e selecionar a opção "valores". Serão então colados apenas os valores, sem a fórmulas.
Podemos usar esta função de "colar especial" para colar tudo, apenas os limites, apenas os valores, apenas as fórmulas, etc, etc. É uma questão de ir experimentando. Uma coisa que dá jeito às vezes é colar a largura das colunas e depois colar os valores, se quisermos copiar uma grelha de um lado para outro, por exemplo. - 1º selecionar o que queremos colar,
- Clicar com o botão direito do rato;
- Escolher "copiar";
- Abrir o documento onde queremos colar e selecionar a 1ª célula onde queremos colar;
- clicar com o botão direito do rato e selecionar "colar especial";
- clicar na opção "valores"; dar enter e já está.
Importante: quando copiamos e colamos no excel, devemos fazê-lo de forma imediata, ou seja, não podemos copiar, fazer qualquer outra coisa e de seguida colar, pois já não dará e teremos de ir copiar de novo. Devemos copiar e logo de seguida colar.
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