quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Copiar (reproduzir) folhas (para um mesmo livro ou para um livro diferente)

Dá imenso jeito podermos copiar folhas inteiras, já que nos é reproduzida na folha copiada toda a formatação que tínhamos na folha de onde copiámos (fórmulas, imagens, títulos, grelhas...) . Por exemplo, se fizermos a cotação de um teste em outubro e quisermos cotar outro teste em dezembro, podemos copiar a folha onde temos a cotação de outubro e já não termos de estar a fazer novamente o cabeçalho, nem inserir o logotipo da escola, nem escrever novamente os nomes dos alunos ou criar as fórmulas. Ficamos com o trabalho muito adiantado. Depois é só fazer as modificações necessárias (tipo mudar critério de cotação das perguntas, acrescentar ou apagar linhas, alterar a cotação) e já está!
É tão simples, tão simples! Se não vejam:
Copiar para uma localização no mesmo livro:
  • Basta pressionar continuamente a tecla ctrl no teclado e com o botão esquerdo do rato arrastar a folha pretendida, para o local desejado. Largamos no sítio onde queremos que fique. Aparece-nos então uma nova folha com o mesmo nome, mas com o nº 2 entre parênteses. Podemos copiar a mesma folha as vezes que quisermos. Depois é só mudar o nome da folha (dois cliques sobre ela ou botão direito e escolher "mudar nome").

Outra forma de copiar as folhas, sem usar a tecla ctrl, é a seguinte:
a) Sobre o nome da folha que queremos copiar, clicamos com o botão direito do rato e selecionamos "mover ou copiar"; 
 b) Na janela que se abre, marcamos o quadradinho (ao fundo) que diz"criar uma cópia". Escolhemos o local para onde queremos que vá, por exemplo "mover para o final" e dizer Ok ou dar enter. 
Copiar para um livro diferente:
Para copiar para um livro novo, procedemos como descrito atrás, mas em livro de destino, selecionamos "novo livro" (só nos aparecem duas opções). Imediatamente o excel nos abre um novo documento denominado Livro 1 com a folha copiada. Depois é só mudar o nome ao documento.

1 comentário: