sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Alinhamento do texto nas células

Ao escrevermos dentro de uma célula nem sempre o texto cabe todo numa só linha. Então, para o fazer caber, temos várias hipóteses: ou alargar a largura da coluna, ou diminuir o tamanho da letra ou alterar o tipo de letra, mas nem sempre é isso que nos interessa fazer. Podemos então recorrer ao "alinhamento", que se encontra na barra de menus "Base". Aqui podemos alinhar o texto à direita, à esquerda e centrar; alinhar o texto de modo a ficar na parte superior, central ou inferior da célula; unir as células e ainda fazer com que todo o texto fique visível na célula fazendo-o aparecer em várias linhas. 
  • Selecionar a célula pretendida; Clicar em "base"; depois em "alinhamento. Escolher "moldar texto"e imediatamente o texto aparece todo visível distribuído por várias linhas (alarga-se automaticamente a linha). 
 Se quiser mudar a direção do texto, ou seja, que apareça escrito na vertical, na diagonal, etc, devo selecionar o botão "ab". A célula deve estar selecionada e se necessário alargar a coluna ou a linha para ficar como queremos.

Por vezes precisamos de unir algumas células.
  • Selecionar  as células que queremos unir, por exemplo, de A2 a A4 ou de A2 a B2;
  • Clicar no botão de união de células e ficam logo unidas e o texto centrado. 
  • Para fazer o processo contrário, ou seja, dividir as células que tenham sido unidas, fazer da mesma maneira: selecionar e clicar no botão de união.   
 Para fazer o alinhamento do texto também podemos recorrer a outro processo. Por exemplo para moldar o texto:
  • Selecionar a célula ou células pretendidas;
  • Clicar com o botão direito do rato;
  • Escolher "formatar célula";
  • Aparece uma janela com vários separadores. Escolher o separador "alinhamento" e marcar "Moldar texto". O texto aparece então visível em mais o que uma linha. 
 Para mudar a direção do texto, usamos o botão "orientação". Basta mudar os graus ou pegar no ponteiro e arrastar para a inclinação que queremos, até 180º ou -180º.
Ver também:

1 comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, colega professora.
    As planilhas eletrônicas são muito utilizadas nas escolas, porém os professores em geral, demonstram ter muitas dificuldades a respeito. Bom trabalho.
    Um abraço.

    ResponderEliminar