sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Preparar para impimir - pré-visualização de quebras de página

Não devemos imprimir um documento excel sem primeiro verificar se irá aparecer na impressão tal como queremos, caso contrário corremos o risco de ser imprimido em diversas folhas (estar distribuído por várias páginas) ou aparecer-nos tão pequeno que quase nem dá para ler, ou demasiado grande ou esteticamente pouco apresentável. Enfm! 
Mesmo documentos que recebemos já feitos, de colegas ou oficiais, podem não estar prontos a imprimir. Este é talvez um os problemas com que mais frequentemente nos deparamos no excel. 
Então que fazer? 
Podemos começar por experimentar pré-visualizar a impressão. 
  • Pressionar simultaneamente as teclas Ctrl e F2 ou selecionar "imprimir" e a seguir escolher "pré-visualizar";
  • Verificar se está como queremos. Se não estiver, fechar a pré-visualização (cruz vermelha);
  • Selecionar no separador "ver" "Pré-visualização e quebras de página". Aparece sempre uma janelinha informativa, clicar OK.
  • Aparecem-nos umas linhas azuis a separar as páginas por onde se distribui o texto. Se passarmos o rato sobre essas linhas aprece uma setinha. Se clicarmos e arrastarmos a setinha a linha desloca-se. Devemos deixar a parte do documento que nos interessa ter em cada página. Aparece a página 1, a página 2... Se aparecer uma linha a tracejado é o final da folha. 
 Por exemplo, neste documento, se não quiser que na minha impressão, na folha 1, não apareça a grelha de cotação que se encontra à direita, arrasto a linha azul para a esquerda e deixo a grelha de fora.
Quando for imprimir devo ter o cuidado de mandar imprimir apenas a página 1 e noutra altura veremos como.
Nota: Para sair do modo de pré-visualização de quebras de página clicar em "ver" e em "normal" ou "esquema de página".

Sem comentários:

Enviar um comentário