domingo, 19 de fevereiro de 2012

Iniciação às fórmulas

Sendo o excel uma folha de cálculo, permite-nos principalmente efetuar cálculos, mas poderá servir para outros fins, como seja por exemplo criar uma árvore genealógica, um cartaz grande, fichas de trabalho para os alunos, etc. 
O programa dá-nos a possibilidade de criar ou usar automaticamente imensas fórmulas, a nível da matemática e da trigonometria, da estatística, da lógica, das finanças, data e hora e outras. Nós professores usamos essencialmente as de matemática, de estatística e lógica. A data e hora poderá também interessar-nos.
Vou tentar, de forma simples, explicar como podermos usar as fórmulas de que mais necessitamos para, por exemplo, cotar um teste,  fazer a estatística da avaliação da turma ou caraterizar a turma. 
  • O excel assume que vamos escrever uma fórmula sempre que numa determinada célula iniciarmos com o sinal matemático = (igual). Por exemplo, se em B3 digitarmos =A1+A2 automaticamente é feita a soma dos valores que se encontrarem na célula A1 e A2.
  • Se digitarmos na célula B3 "=A1", aparece-nos automaticamente na B3 o valor (ou texto) que estiver em A1. 
  • As fórmulas podem ser introduzidas manualmente e serem criadas por nós, ou podemos recorrer à barra de fórmulas, que nos ajuda a criar ou utilizar imensas fórmulas. Aqui há o separador "recentemente utilizados" que dá muito jeito, já que assume as fórmulas por nós mais usadas.

    1 comentário:

    1. Nem na interrupção descansas!!!

      Parabéns e obrigada pelo precioso trabalho...

      Beijinhos
      Margarida Santos

      ResponderEliminar